OPERAÇÃO SORRISO REALIZA PROGRAMA PÓS OPERATÓRIO EM SANTARÉM
Aconteceu ontem, em Santarém, Pará, o Programa Pós Operatório para pacientes operados pela Operação Sorriso em 2012. A equipe médica da Operação Sorriso reavaliou os pacientes, aconselhou as mães sobre o tratamento, incentivando-os a continuar e encaminhando-os para tratamentos complementares.
A realidade paraense, para populações com menor poder aquisitivo, de muita dificuldade de acesso aos locais reflete o número de pacientes que compareceram hoje: 34, de 71 operados. "Muitos são os pacientes que viajaram mais de 10 horas de barco para vir a uma missão da Operação Sorriso, sem falar no dinheiro que ele precisa para isso, já tivemos famílias que venderam vacas para conseguir chegar até nós. Se não fossemos até lá, a maioria ficaria abandonada.", afirma Elisa Maria Campos, coordenadora de comunicação da ONG.
Entre os pacientes presentes, estava a jovem Tatiele. Sua mãe, dona de casa e seu pai, professor, a família vive na comunidade São José, em Itaituba, interior do Pará. Tatiele tinha o lábio aberto, nunca tinha operado, morria de medo, entrou na sala de cirurgia perguntando se iria ficar com alguma cicatriz. Esse ano voltou, para a revisão. Fará 15 anos em maio, linda, sem nenhuma marca. "Ela ficou muito feliz, parece que está em outra vida, só quer saber de andar maquiada!", conta a tia Regiane, que levou a jovem ao programa da Operação Sorriso em 2012.