OPERAÇÃO SORRISO REALIZA ATENDIMENTO PÓS-OPERATÓRIO GRATUITO EM FORTALEZA

O comparecimento é obrigatório para os pacientes que realizaram a cirurgia no ano passado

Na quinta-feira, 25 de abril, a equipe voluntária da Operação Sorriso realiza a avaliação pós-operatória dos 111 pacientes que fizeram a cirurgia para correção de lábio leporino e/ou fenda palatina, na missão humanitária ocorrida em abril de 2012. A ação acontece no Núcleo de Atendimento Integrado ao Fissurado, que fica no Hospital Infantil Albert Sabin, a partir das 8h.

Nessa etapa serão avaliados o desenvolvimento e o estado de saúde dos pacientes, através de consultas com cirurgiões plásticos e fonoaudiólogos. Caso seja constatada a necessidade de outras cirurgias – ou o tratamento de especialidades, como odontologia, entre outras – os voluntários farão o devido encaminhamento. Na ocasião, as famílias também serão orientadas sobre o processo pós-operatório.

Precisamos verificar a evolução do tratamento, dizer se as crianças precisam ir à fonoaudióloga ou ao dentista, dar alta aos tratamentos finalizados e registrar o histórico de cada um, para estudo e para caso o paciente precise das informações no futuro. Além disso, ficamos muito felizes também em rever as famílias. A Operação Sorriso também é um trabalho humanitário: queremos saber se estão bem, indo a escola, crescendo felizes e, claro, dar um abraço em cada um”, diz Luciana Garcia, coordenadora dos Programas Humanitários da Operação Sorriso.

OSB
Larissa 1 ano depois

 

 O Hospital Infantil Albert Sabin fica na Rua Tertuliano Sales, 544, no bairro Vila União. Mais informações podem ser obtidas através do serviço social da instituição através do telefone (85) 3101-4214.

Sobre a Operação Sorriso

A Operação Sorriso é a maior organização médica voluntária do mundo. Reúne profissionais de 80 países para ajudar exclusivamente a pessoas portadoras de deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em mais de 30 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 200 mil crianças. No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 79 mil exames e avaliações especializadas e mais de cinco mil cirurgias em dez estados brasileiros.

Só em 2012, a organização realizou mais de seis mil exames multidisciplinares especializados para crianças das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país, além de 513 procedimentos cirúrgicos e 13 programas pós-operatórios, tudo gratuitamente, devolvendo a dignidade, funcionalidade e autoestima para 327 crianças.  Informações: www.operacaosorriso.org.br

“Toda criança que nasce com deformidade facial é nossa responsabilidade. Se nós não cuidarmos dessa criança, não há nenhuma garantia de que outra pessoa o fará.”

- Kathy Magee, cofundadora e presidente da Operação Sorriso