NOVO VÍDEO DA TALITA: A TRANSFORMAÇÃO CONTINUA
Talvez você já conheça Talita, a menininha que cativou mais de 3 milhões de pessoas em um vídeo onde via seu sorriso novo pela primeira vez.
Mas a transformação de Talita não terminou ali. Nosso trabalho não está completo. Com a ajuda de milhões de doadores como você, o sorriso dela foi reparado, mas precisamos também fechar o palato e ajudá-la a corrigir sua fala anasalada. Agora com 7 anos, você também ajudou Talita a receber a cirurgia do mesmo cirurgião que operou seu lábio, Dr. David Chong. Mais uma vez, ele registrou o desafio em um novo vídeo. Assista agora!
Louca para estudar como as coleguinhas, os pais de Talita esperavam a cirurgia para evitar que a filha recebesse apelidos e passasse por situações difíceis. Depois do tratamento fonoaudiológico, ela será capaz de formar sons e palavras que antes eram impossíveis. Ela finalmente conseguirá se comunicar e entender seus amigos, sua família e coleguinhas da escola.
Apesar da fissura no palato não ser facilmente identificada só olhando para a criança, as consequências são terríveis, principalmente para os que não recebem a cirurgia ou o tratamento fonoaudiológico adequado após operar. Já imaginou você querer falar e sua voz sair esquisita? Ter dificuldades para dividir opiniões, sonhos, sentimentos? Talita estava "impedida" de estudar porque seus pais não conseguiam acesso ao tratamento. Com ajuda da Operação Sorriso e seus doadores e parceiros, damos a ela uma nova chance de reconstruir seus sonhos.
Importância do Tratamento de Fonoaudiologia
Estudos comprovam que uma criança com fissura no palato que não receber cirurgia até os 10 anos pode ter problemas duradouros na fala. Uma criança com fissura no palato sem reparo não consegue impedir o ar de sair pelo nariz enquanto fala, tornando-se muito difícil para ela aprender a falar corretamente e para os outros, compreender o que ela fala.
Isso signfica que o tratamento fonoaudiológico é imprescindível e essa é a razão pela qual a Operação Sorriso trabalha com parcerias locais para estimular e oferecer possibilidade de tratamento complementar em suas missões médicas e nos Centros de Atendimento e Treinamento Educacional.
"Fonoaudiólogos nas missões médicas da Operação Sorriso acompanham o desenvolvimento da fala e linguagem da criança. Assim, fazem as recomendações apropriadas de terapia, indicando ferramentas e técnicas para o tratamento fonoaudiológico apropriado aos profissionais que a acompanharão.", disse Alice Smith, Coordenadora de Fonoaudiologia da Operação Sorriso no mundo. "Estamos dedicados a conseguir tratamento regular para as crianças ao redor do mundo, muito além do período das missões."
Centros de Tratamento Operação Sorriso
Hoje a Operação Sorriso tem 36 Centros de Tratamento & Treinamento em 20 países que se especializam em oferecer tratamento de fissuras para crianças.
Com programas inovadores na Índia, Guatemala e Colômbia, bem como programas pilotos em Madagascar e Tailândia, os profissionais de fonoaudiologia da Operação Sorriso trabalham em parceria com universidades e organizações para oferecer treinamento ao fonoaudiólogos, psicólogos e médicos dos locais onde atua. Também trabalha fazendo orientação aos familiares. Sabemos que se a família continua a terapia e casa, temos muito mais chance de sucesso no processo de reabilitação.