SANTARÉM: OPERAÇÃO SORRISO ULTRAPASSA A MARCA DE MIL PACIENTES ATENDIDOS NO PARÁ

A ONG realizou 60 cirurgias para correção de lábio leporino e fenda palatina e atendeu mais de 180 pessoas nos 6 dias de missão humanitária no Estado

22.jpg

A Operação Sorriso (OS), uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, retornou a Santarém pela 14ª vez, quando 60 pacientes foram operados para correção de lábio leporino e fenda palatina.

De 07 a 12 de outubro, 182 pessoas passaram pela triagem e atendimentos médicos. A ONG contabilizou ainda mais de 1.200 consultas gratuitas e exames de laboratório neste período.

Na ocasião, a Operação Sorriso ultrapassou a marca histórica de mil pacientes paraenses operados desde 2004, ano em que realizou a primeira missão no Estado. “Isso jamais seria possível sem o apoio e dedicação dos voluntários e parceiros locais, que sempre recebem nossa equipe com muita alegria e não medem esforços para que as missões sejam um sucesso. A cada ano que passa, além das cirurgias realizadas, celebramos também o reencontro com pacientes de anos anteriores, que hoje não escondem mais o rosto de vergonha e vivem uma vida normal,” explica, Fernanda Carbonari, coordenadora de programas da Operação Sorriso.

Os pacientes selecionados passaram por cirurgia com os voluntários da ONG no Hospital e Maternidade Sagrada Família. “São 14 anos de parceria e dedicação! Para recebermos os pacientes fazemos modificações na nossa infraestrutura, suspendemos o atendimento no bloco cirúrgico e disponibilizamos as salas de cirurgia para o mutirão. Ficamos muito felizes em poder ajudar a melhorar o sorriso de milhares de pacientes”, afirma Rita Aldelania Prata Paz, Gerente de Enfermagem do hospital.

Educacional

No dia 08, a OS ainda organizou um workshop para nove fonoaudiólogas de Santarém e região sobre “Como tratar as alterações da fala relacionadas à fissura labiopalatina”. O curso foi ministrado pela Fga. Mestre Daniela Aparecida Barbosa, voluntária da Operação Sorriso há 5 anos.

Outras ações

Antes da missão humanitária, a tradicional Gelateria Pai D´Égua, de Santarém, realizou uma ação entre os clientes para arrecadar fundos para a chegada da ONG à cidade. Metade do faturamento do dia 05 de outubro foi doado para ajudar na compra de suprimentos médicos. 

E na noite do dia 09, aconteceu o jantar beneficente do Prato da Boa Lembrança, no Hotel Beloalter, em Alter do Chão (PA). O evento foi comandado pelos renomados chefs Sandro Mota, Joana Gallo e Ângela Sicília. Os 160 convidados se deliciaram com duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas feitas com ingredientes locais, além de terem levado como recordação um prato de cerâmica comemorativo pintado à mão. Toda a renda dos ingressos foi revertida para a Operação Sorriso. Durante o jantar foi realizado ainda um leilão de 10 livros “Pratos da Boa Lembrança – Coleção Anesio Fassina”, doados pelo autor, Anesio Fassina, cujo resultado também foi revertido para a Operação Sorriso.

Parcerias são fundamentais para que as missões humanitárias sejam realizadas. A Operação Sorriso é patrocinada por empresas como Azul Linhas Aéreas, Johnson&Johnson, Abbvie, Alfacomputer, Aumund, Bradesco Seguros, Cargill, Cesta Nobre, CitiEsperança, Coelho e Morello Advogados, Comerc, Comunicare Consultoria de Comunicação, Cristália, Day Pharma, Hasbro, Icatu Seguros, ImageWay, Infobip, LDS Church, Medtronic, Mindray, Pepsico, Rastru, Rei do Malote, Schivartche Advogados, Seteco, Silimed, Simplis, Temasek, UPS, Way Models, White Martins e Approach Comunicação.

Localmente, a Operação Sorriso conta com o apoio do Albergue Pe. João Mors, Casa da Criança, Centro Regional de Governo do Oeste do Pará, Escola Municipal de Ensino Fundamental Fluminense (EMEF), Hospital e Maternidade Sagrada Família, Laboratório Celso Matos, Laboratório Ciesca, Ministério Público do Pará, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde Pública 9ª Regional. 

A Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), Marinha do Brasil, Projeto Genoma e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) também são parceiros da organização. Veja a lista completa em operacaosorriso.org.br.

Sobre a Operação Sorriso

A Operação Sorriso é uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em 35 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 288 mil crianças pelo mundo.

No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 100 mil exames e avaliações especializadas e 5,5 mil cirurgias em doze estados brasileiros, tudo de forma gratuita à população.

Para ajudar

Quem quiser contribuir, pode fazer doações financeiras pelo site

Ou realizar depósitos direto em conta:

Associação Operação Sorriso do Brasil

CNPJ: 08.691.563/001-85

Banco Itaú – 341

Ag: 8729 / C/C: 23082-4

Pedimos a gentileza de comunicar a realização do depósito para contato@operationsmile.org

Os relatórios financeiros estão disponíveis no nosso site 


“Toda criança que nasce com deformidade facial é nossa responsabilidade. Se nós não cuidarmos dessa criança, não há nenhuma garantia de que outra pessoa o fará.”

- Kathy Magee, cofundadora e presidente da Operação Sorriso