Porto Velho: Núcleo É Referência Para Pacientes Com Fissura Labiopalatina Na Região Norte

Unidade faz pré-triagem para cirurgias gratuitas organizadas pela Operação Sorriso

pvh1.jpg

Com o apoio da Operação Sorriso (OS), uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, a capital de Rondônia se tornou o principal centro para tratamento de pacientes nascidos com lábio leporino e fenda palatina da região Norte do país.

A ONG, que visitou a cidade cinco vezes nos últimos anos, sendo as duas últimas realizadas em parceria com a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, retornará em dezembro deste ano para uma nova missão humanitária. A parceria da ESBR é subsidiada com recurso do Subcrédito Social - linha “E” - do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e continuará até 2021. Tal apoio tem o papel decisivo para transformar Porto Velho em ponto focal de atuação da especialidade, através do suporte ao Núcleo de Fissurados de Rondônia (NUFIS).

O Diretor Administrativo da ESBR, Júlio Freitas, conta que a parceria com a ONG surgiu durante uma das missões realizadas anteriormente em Porto Velho. “Conhecemos a Operação Sorriso aqui em Porto Velho durante uma missão e desde o início foi uma iniciativa que nos chamou atenção e nos motivou a apoiar. Hoje o sentimento é de completa satisfação, pois sempre buscamos ser assertivos nos nossos investimentos sociais e esta é uma causa de muita importância para a população”, destaca Freitas.

Atualmente, o NUFIS, que funciona de segunda à sexta, das 8h às 13h, no Hospital de Base, supre a necessidade de centenas de pacientes da região que não precisam esperar a chegada da Operação Sorriso para ter um atendimento completo ou fazer as preparações pré-cirúrgicas acompanhados por especialistas em fissura. Isso porque, além do financiamento das missões que têm o apoio da ESBR, será possível a execução de Programas Educacionais para que os profissionais se capacitem ainda mais para atuar nesses seguimentos.

Atualmente há 71 pacientes cadastrados no núcleo local. Em março, dois passaram por cirurgias e em maio, o NUFIS tem outros quatro pacientes agendados para a realização de procedimentos.

O objetivo do centro de referência é atrair os pacientes através de busca ativa, avaliá-los e encaminhar ao tratamento assim que possível. Em dezembro do ano passado, dos 138 pacientes que compareceram à triagem da missão cirúrgica da Operação Sorriso, 57 foram pré-triados pelo Núcleo. Ao todo, 58 cirurgias e quase 1.000 consultas médicas gratuitas foram realizadas neste mesmo programa humanitário, número inédito da ONG em Porto Velho.

Estas marcas só foram possíveis devido à dedicação de voluntários como a enfermeira Maria José Micheletti, que atua no Núcleo. Além de dar suporte nas missões humanitárias, ela apoia o trabalho da ONG localmente durante todo o ano. “Sempre divulgamos a chegada da Missão da Operação Sorriso na cidade e em paralelo, fazemos um trabalho de atendimento contínuo com o objetivo de acolher e orientar os pacientes com fissura na região”, completa ela.

O trabalho de voluntários locais da Operação Sorriso faz toda a diferença para que a demanda seja atendida ao longo do ano. “Organizamos pré-triagens para as cirurgias complexas que são realizadas pela OS durante as missões. Nos casos mais simples, fazemos os procedimentos no Hospital Santa Marcelina, em convênio com a Secretaria de Estado da Saúde ”, explica o Dr. Alexei Andrade, cirurgião plástico e voluntário da OS.

O reconhecimento da cidade como centro de referência da especialidade é fruto deste trabalho incansável. “A atuação permanente dos voluntários e especialistas locais é de extrema importância para a preparação das missões humanitárias e acompanhamento dos pacientes no pós-operatório”, destaca Charles Rosenburst, diretor-executivo da Operação Sorriso.

O apoio dos patrocinadores é fundamental para que o trabalho seja realizado com sucesso. A Operação Sorriso é patrocinada por empresas como Energia Sustentável do Brasil, concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, Azul Linhas Aéreas, Johnson&Johnson, Abbvie, Alfacomputer, Approach Comunicação, Aumund, Cargill, Cesta Nobre, CitiEsperança, Coelho e Morello Advogados, Comerc, Comunicare Consultoria de Comunicação, Cristália, Day Pharma, F/Nazca Saatchi&Saatchi, Hasbro, Icatu Seguros, Infobip, LDS Church, Mindray, Mundotraduz, Pepsico, Rastru, Rei do Malote, Schivartche Advogados, Seteco, Silimed, Simplis, Temasek, UPS, Way Models e White Martins.

Localmente, a Operação Sorriso conta com o apoio do Hospital Santa Marcelina e da Secretaria de Estado da Saúde/Sesau. A Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), Marinha do Brasil, Projeto Genoma e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) também são parceiros da organização. Veja a lista completa no site operacaosorriso.org.br.

NUFIS - Núcleo de Fissurados de Rondônia
Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 13h
Telefone: (69) 98112-7846
Endereço: Rua Aparício Moraes esquina com a Av. Jorge Teixeira - Bairro Industrial - Porto Velho (RO) - Anexo ao Hospital Base Dr. Ary Pinheiro.

Para ajudar
Quem quiser contribuir, pode fazer doações pelo site.
Ou realizar depósitos direto em conta:
Associação Operação Sorriso do Brasil
CNPJ: 08.691.563/0001-85
Banco Itaú (341)
Ag: 8729
C/C: 23082-4
Pedimos a gentileza de comunicar a realização do depósito para contato@operationsmile.org
Os relatórios financeiros estão disponíveis no site.


“Toda criança que nasce com deformidade facial é nossa responsabilidade. Se nós não cuidarmos dessa criança, não há nenhuma garantia de que outra pessoa o fará.”

- Kathy Magee, cofundadora e presidente da Operação Sorriso