Voluntárias brasileiras participam de mega treinamento de PALS e BLS na Colômbia 

O curso, oferecido pela matriz da Operação Sorriso, capacitou a pediatra Dra. Tereza Sigaud e a enfermeira Silvia Natch a se tornarem instrutoras dessas certificações

2.jpg

 

Na última semana de janeiro, as voluntárias brasileiras Dra. Tereza Sigaud (pediatra) e Silvia Natch (enfermeira) estiveram em Cali, na Colômbia, para participar do MegaAHA, um treinamento de PALS (Suporte Avançado de Vida em Pediatria, em português) e BLS (Suporte Básico de Vida, em português).

Os cursos foram oferecidos pela American Heart Association, em parceria com a matriz Operation Smile, com o objetivo de capacitar os voluntários a se tornarem instrutores dessas certificações, de modo que repliquem os conhecimentos aos demais voluntários do seu país. Estar com essas certificações válidas também é um critério exigido para participar das missões humanitárias como voluntário.

“O curso foi uma excelente oportunidade de aprendizado. Os programas de treinamento BLS e PALS permitem que pessoas do mundo todo trabalhem com uma mesma linguagem, de forma sistemática e eficiente. Isso é essencial para garantir um atendimento médico de qualidade para os nossos pacientes, tanto como voluntários da Operação Sorriso quanto em nossos empregos, como médicos. Gostei muito!”, afirmou Dra. Tereza.

As brasileiras eram parte de um grupo de 36 participantes de vários países. No final, foram emitidos 33 certificados de BLS e 10 de PALS.

A Operation Smile oferece treinamentos da American Heart Association (AHA) regularmente em diversos países para estudantes, profissionais de saúde ou qualquer pessoa que possa se beneficiar do aprendizado dessas habilidades.


“Toda criança que nasce com deformidade facial é nossa responsabilidade. Se nós não cuidarmos dessa criança, não há nenhuma garantia de que outra pessoa o fará.”

- Kathy Magee, cofundadora e presidente da Operação Sorriso