CLUBES ESTUDANTIS ENCERRAM SEMESTRE LETIVO COM AÇÕES EM TODO O BRASIL

Todos os clubes de estudantes brasileiros realizaram atividades em outubro e novembro. Mês das Crianças e missões humanitárias impulsionaram as atividades.

 clube-operacao-sorriso2.jpg

Os estudantes que apoiam a Operação Sorriso tiveram um calendário repleto de atividades nos meses de outubro e novembro. Entre ações de divulgação, arrecadação de fundos e educacionais, os jovens fizeram um trabalho brilhante!

Veja as atividades feitas pelos clubes nos últimos dois meses:

 

- Sorria Porto Velho (Porto Velho/RO)

No fim de semana do dia das crianças, os jovens realizaram uma oficina de linguagem que beneficiou mais de 60 pessoas. Por meio da interação com pinturas e desenhos, os estudantes conseguiram identificar crianças com atraso de linguagem e trocas na fala. A partir do diagnóstico, as famílias foram orientadas a buscar tratamento fonoaudiológico. A Asfir (Associação de Fissurados de Rondônia) também realizou aferição de pressão durante essa atividade.

O clube também está trabalhando a mil com foco no programa humanitário que acontecerá na cidade, em dezembro. Eles estão organizando campanhas de arrecadação de alimentos e brinquedos para os pacientes que serão atendidos na missão.

 

- OSCA UFC (Fortaleza/CE)

Em 16/11, o clube visitou o Lar Amigos de Jesus, em Fortaleza, onde são acolhidos crianças e adolescentes que vão à capital cearense para realizar tratamento médico. Na data da visita, cerca de 40 crianças estavam abrigadas na casa. O grupo organizou uma tarde repleta de atividades lúdicas, deu uma aula de escovação dental e ainda presenteou os pequenos com kits de higiene dental, brinquedos, roupas e livros arrecadados.

clube-operacao-sorriso7.jpg 

- OSCA Santarém (Santarém/PA)

Para celebrar o mês das crianças, no dia 20/10, os integrantes do clube estudantil foram à Escola Municipal Pérola do Maicá, para fazer ações recreativas com os pequenos. Teve brincadeiras, leitura e pintura, além de atividades de psicologia, palestras sobre educação em saúde com estudantes de odontologia, e da distribuição de kits de higiene bucal e outros brindes.

Paralelamente, aconteceu também uma ação com foco nos adultos. Houve uma atividade de psicologia, uma de fisioterapia e a aferição de pressão arterial e glicemia. Ao todo, mais de 200 pessoas foram beneficiadas pelo lindo trabalho dos voluntários.  

  clube-operacao-sorriso5.jpg

- Recrutas de Sorrisos (São Caetano do Sul/SP)

Em 19/10, o grupo fez uma visita à Casa Lar, que atende crianças órfãs com doenças congênitas diversas, para entregar uma doação de fraldas e alimentos para os albergados. Os itens foram comprados com recursos arrecadados pelos alunos em ações anteriores.

E no dia 21 do mesmo mês, o grupo convidou o cirurgião plástico Dr. Victor Grillo para dar uma aula sobre transplante de pele no COMUSCS - Congresso Médico da Universidade de São Caetano do Sul. Este evento foi organizado pelos estudantes da própria Universidade e durou 3 dias. Cerca de 40 pessoas compareceram (a aplaudiram!) a aula promovida pelo clube estudantil.

 clube-operacao-sorriso4.jpg

- Sorriso Mandacaru (Mossoró/RN)

No dia 18/11, o time de estudantes fez panfletagem sobre a causa da fissura labiopalatina e a Operação Sorriso em uma importante avenida de Mossoró, que é fechada para carros aos domingos. Aproximadamente 100 pessoas foram abordadas na ação. Depois de Porto Velho, a missão seguinte será em Mossoró e esse trabalho de divulgação realizado pelo grupo é fundamental para atrair novos pacientes.  

 clube-operacao-sorriso3.jpg

- St. Francis College (São Paulo/SP)

Nos dois últimos meses, os jovens realizaram ações para engajar os demais estudantes da escola com a causa. A primeira atividade foi uma divertida brincadeira de “Guess the Smile” (ou “Adivinhe o Sorriso”). Eles tiraram fotos dos sorrisos de alguns professores e os alunos tinham que escrever em uma ficha o nome da pessoa à qual o sorriso correspondia. Aqueles que acertaram todos os 14 sorrisos participaram de um sorteio e o vencedor levou duas deliciosas barras de chocolate para casa!

E a segunda ação foi a “Book Reading” (ou “Leitura de Livro”) para os estudantes de 7 a 11 anos. Os voluntários leram o livro “Menino Sorriso”, escrito por Cláudia Cotes e Midori Hanayama, que retrata de modo lúdico o universo de uma criança nascida com fissura labiopalatina. Além de divulgar a causa, a atividade suscitou a discussão de muitos outros assuntos com os pequenos, como bullying, condições sociais diferentes, barreiras ao acesso cirúrgico, etc.

 clube-operacao-sorriso6.jpg

- Escola Suíça (São Paulo/SP)

Ao longo do mês de outubro, o clube organizou uma campanha de arrecadação de brinquedos para os pacientes que são operados nas missões. Entre livros, bichos de pelúcia, caixas de lápis de cor, bonecos, jogos, carrinhos e bolas, eles atingiram a impressionante marca de 181 itens coletados!

No dia 07 de novembro, um grupo de estudantes se revezou na montagem de 150 prontuários médicos e na preparação de 60 fichas de consulta pós-operatória para as missões de Porto Velho (RO), em dezembro, e Mossoró (RN), em janeiro de 2019.

Três dias depois, eles arrasaram na venda de itens da Operação Sorriso durante o Bazar anual da escola. Em um dia, eles arrecadaram o suficiente para a compra de 13 kits de anestesia.

clube-operacao-sorriso1.jpg

 

 

“Toda criança que nasce com deformidade facial é nossa responsabilidade. Se nós não cuidarmos dessa criança, não há nenhuma garantia de que outra pessoa o fará.”

- Kathy Magee, cofundadora e presidente da Operação Sorriso