OPERAÇÃO SORRISO REALIZA PALESTRA DE AVALIAÇÃO E TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO DA FISSURA LABIOPALATINA, EM PARNAMIRIM (RN)

Fga. Midori Hanayama, conselheira da ONG na área de fonoaudiologia, ministrou curso teórico que contou com a presença de cerca de 65 estudantes e profissionais da região

mid2.jpg

No último dia 20, a fonoaudióloga Midori Hanayama, conselheira da Operação Sorriso na área de fonoaudiologia, ministrou uma palestra sobre o tema “A Fissura Labiopalatina: Teoria e Prática na Avaliação e Terapia”, para estudantes e profissionais de fono, na Câmara Municipal de Parnamirim (RN).

Organizado em parceria com a também fonoaudióloga Claudineide Ferreira, que atua no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), o evento teve como objetivo rever e aprimorar o conhecimento da produção da fala, capacitando os participantes a compreenderem e desenvolverem estratégias de diagnóstico e terapia no tratamento de distúrbios da fala e voz em geral, e nos casos de fissura palatina.

“A Operação Sorriso tem a expectativa de que os fonoaudiólogos do Rio Grande do Norte que estiveram no curso tenham se familiarizado com a área da fissura labiopalatina. Todos tiveram a oportunidade de compreender que têm muito a colaborar com nossos pacientes, mesmo que não estejam fazendo parte de algum centro especializado, já que o tratamento fonoaudiológico pode, mesmo isoladamente, impactar de maneira definitiva na qualidade de vida dos pacientes,” declarou Midori.

A palestra percorreu os seguintes assuntos:

  • Fundamentos sobre fissura labiopalatina
  • Revisão breve de anatomia da cavidade bucal, nasal e faríngea
  • Produção da fala
  • Mecanismo de articulação compensatória na incompetência velofaríngea
  • Avaliação da voz e fala do indivíduo fissurado
  • Avaliação da função velofaríngea: treino de avaliação de exames de função velofaríngea
  • Estratégias fonoterápicas

Entre os mais de 65 participantes, havia fonoaudiólogos da rede pública e privada do Estado, além de estudantes de fono da Universidade Potiguar.

A realização desse treinamento no Rio Grande do Norte é muito importante para o planejamento da Operação Sorriso. Com seis missões realizadas no Estado, sendo metade em Natal e metade em Mossoró, é crucial ampliar a autossuficiência local no tratamento do paciente fissurado.

mid1.jpg

 

“Toda criança que nasce com deformidade facial é nossa responsabilidade. Se nós não cuidarmos dessa criança, não há nenhuma garantia de que outra pessoa o fará.”

- Kathy Magee, cofundadora e presidente da Operação Sorriso