OPERAÇÃO SORRISO CHEGA NA AMAZÔNIA
A equipe de voluntários médicos da Operação Sorriso chega na região amazônica no dia 2 de dezembro de 2013. Serão realizadas cerca de 60 cirurgias corretivas gratuitas em Santarém, no Pará, para crianças e adultos portadores de fissura labiopalatal, conhecida popularmente como lábio leporino e fenda palatina.
A avaliação dos pacientes para concorrer às vagas ocorre dia 2 de dezembro, a partir das 8 horas, na Casa da Criança, e as cirurgias serão feitas no Hospital e Maternidade Sagrada Família - Sociedade Beneficente São Camilo. A operação demora, em média, 45 minutos, e o paciente é liberado para casa no dia seguinte. Para participar, basta que o paciente compareça ao local da seleção apresentando documento de identidade. Quem tiver exame de sangue feito nos últimos 6 meses, ajuda se levar.
Segundo a ONG, pacientes de outros municípios podem solicitar hospedagem com um acompanhante gratuitamente e também terão direito a transporte até o hospital e alimentação sem custo. A Operação Sorriso é a maior organização voluntária mundial dedicada exclusivamente a crianças portadoras de deformidades faciais, com atuação em 60 países, onde mais de 200 mil crianças já foram operadas. No Brasil, onde o trabalho começou em 1997, já foram feitos mais de 77 mil exames e avaliações especializadas e mais de cinco mil cirurgias em dez Estados brasileiros.
“A Operação Sorriso quer promover um programa humanitário com qualidade. Recebemos pessoas que precisam de ajuda e queremos que se sintam acolhidas. Para isso, montamos uma grande estrutura de recepção aos pacientes e familiares. A Marinha do Brasil dá apoio à logística e alojamento”, diz a coordenadora de programas da ONG, Luciana Garcia, informando que cerca de 60 voluntários, de diversas regiões do País, estarão envolvidos no programa humanitário do Pará.
São profissionais de diferentes especialidades, como cirurgia plástica, enfermagem, anestesiologia, psicologia, ortodontia, fonoaudiologia e pediatria, entre outras.
Serviço:
Seleção: 2/12/13 - às 8 horas, na Casa da Criança (avenida Barão do Rio Branco, 860, Santa Clara, Santarém).
As cirurgias serão feitas no Hospital Maternidade Sagrada Família (avenida Presidente Vargas, 1.606, Santa Clara, Santarém).
Informações: (93) 9184-0241.