CLUBES ESTUDANTIS ABREM O 2º SEMESTRE COM ATIVIDADES DE ARRECADAÇÃO DE FUNDOS E APOIO A MISSÕES

Os grupos de jovens que apoiam a Operação Sorriso voltaram com tudo das férias e trabalharam intensamente em agosto e setembro. De torneio esportivo a venda de brownies, eles fizeram de tudo um pouco.

voluntariado-jovem5.jpg 

Os grupos de estudantes que apoiam a Operação Sorriso iniciaram o 2º semestre a mil! Alguns clubes se mobilizaram para dar suporte às 3 missões humanitárias programadas para os próximos meses, enquanto outros focaram na arrecadação de fundos para ajudar a custear as cirurgias dos pacientes.

Confira abaixo as ações feitas pelos clubes estudantis nos últimos dois meses:

 

- St. Francis College (São Paulo/SP)

Jovens de 11 a 18 anos organizaram um Bake Sale, no dia 31/08, no intervalo da manhã. Os próprios estudantes se encarregaram de preparar os brownies, que foram vendidos a R$ 5,00. O sucesso do evento foi tão grande, que eles conseguiram arrecadar quase uma cirurgia inteira com a ação!

- Escola Suíça (São Paulo/SP)

Em 10/10, um grupo de 7 estudantes veio ao escritório da Operação Sorriso, em São Paulo, para ajudar na montagem dos prontuários da missão do Cariri e também na preparação das fichas da consulta pós-operatória de 6 meses dos pacientes que foram operados em Porto Velho (RO), em fevereiro desse ano. Em quase 5 horas de trabalho, eles montaram 200 prontuários e prepararam 60 fichas!

 voluntariado-jovem3.jpg

- OSCA UFC (Fortaleza/CE)

Em parceria com a Atlética da Faculdade de Medicina, o grupo organizou o “1º Interporangas”, um torneio multimodalidades aberto a toda a universidade. O evento contou com 4 modalidades: futsal, handball, vôlei e sinuca. Cada curso podia inscrever um time masculino e outro feminino, enquanto na sinuca as disputas aconteciam por dupla. Para reduzir os custos, os jovens contaram com o apoio dos estudantes de educação física, que arbitraram as partidas de graça.

No final de semana de 15 e 16/09, aconteceram os jogos das modalidades coletivas, envolvendo 25 equipes, e no dia 21/09, além da competição da sinuca, houve a entrega de medalhas e troféus, seguido de um animado happy hour de encerramento. Mais de R$ 1100 foram arrecadados e serão destinados à compra de suprimentos médicos da missão que acontecerá na região do Cariri (CE), em outubro.

 voluntariado-jovem2.jpg

- OSCA Santarém (Santarém/PA)

O clube deu um apoio incrível durante a missão humanitária que aconteceu na cidade, entre 20 e 25 de agosto. Os mais de 100 integrantes se revezaram em três turnos ao longo da triagem e dos dias cirúrgicos, desempenhando diversas funções: apoio na alimentação dos voluntários, transporte de pacientes entre o centro cirúrgico e os quartos, preenchimento de prontuários, instrumentação cirúrgica, além de várias outras pequenas tarefas que surgiram. Os estudantes que já tinham participado de programas humanitários em anos anteriores organizaram uma capacitação pré-missão para treinar os voluntários novos. O sucesso da missão – 71 pacientes operados – só foi possível graças à dedicação e envolvimento desse grupo de jovens.

 voluntariado-jovem4.jpg

- Sorria Porto Velho (Porto Velho/RO)

O grupo começou a se movimentar para o programa humanitário que acontecerá na cidade, em dezembro. Em agosto e setembro houve duas reuniões pré-missão de voluntários. Mais uma está prevista para os próximos meses.

No final de semana dos dias 22 e 23/09 ocorreu a 1ª campanha de arrecadação de alimentos para o abrigo que receberá os pacientes durante a missão. Leite, arroz, bolachas, macarrão... Eles conseguiram uma bela quantidade de itens, que se somará a mais alimentos na próxima campanha de arrecadação, prevista para acontecer em outubro.

E em 26/09, os jovens deram um super apoio à equipe da Operação Sorriso durante a realização da consulta pós-operatória de 6 meses.

 voluntariado-jovem1.jpg

- Recrutas de Sorrisos (São Caetano do Sul/SP)

No começo de agosto, dois integrantes do clube fizeram uma apresentação para calouros e veteranos do curso de Medicina, de modo a apresentar o trabalho que vem sendo realizado e selecionar novos integrantes.

E no dia 28/09 aconteceu o já tradicional pedágio, com o apoio de calouros, para arrecadar fundos para as ações do grupo.

Os jovens também dedicaram bastante tempo à organização das próximas atividades previstas para outubro: uma ação de dia das crianças e uma aula beneficente no 3º Congresso Médico Universitário da USCS (Universidade de São Caetano do Sul).

“Toda criança que nasce com deformidade facial é nossa responsabilidade. Se nós não cuidarmos dessa criança, não há nenhuma garantia de que outra pessoa o fará.”

- Kathy Magee, cofundadora e presidente da Operação Sorriso