Santarém: Operação Sorriso realiza 71 cirurgias para correção de lábio leporino e fenda palatina

Em 13 edições, a ONG atingiu a marca de 820 pacientes operados na cidade

 NOTICIA.jpg

A Operação Sorriso (OS), uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, voltou à Santarém na última semana pela 13ª vez, quando 71 pacientes foram operados, passando por 94 procedimentos cirúrgicos para correção de lábio leporino e fenda palatina.

De 20 a 25 de agosto, 191 pacientes participaram da triagem e atendimentos médicos. A ONG também contabilizou mais de 1700 consultas gratuitas e exames de laboratório neste período.

No programa humanitário de 2018, que contou com a divulgação da Comunicare Consultoria de Comunicação, a Operação Sorriso atingiu a marca de 820 pacientes operados somente em Santarém. Compareceram pessoas de diversas cidades do Pará, além de Amapá e Amazonas. “Os pacientes trazem histórias de vida que inspiram nossa equipe a seguir em frente, realizando sonhos e mudando para sempre a realidade dessas pessoas e suas famílias”, explica Fernanda Carbonari, coordenadora de programas da Operação Sorriso.

Paralelamente à missão, a OS organizou treinamentos gratuitos voltados para profissionais da saúde locais. Doze enfermeiros foram treinados para reconhecer situações de emergências cardiovasculares durante o curso de BLS (Basic Life Support ou Suporte Básico de Vida), no Hospital e Maternidade Sagrada Família, onde também foram realizadas as cirurgias.

Ao longo do programa, o Dr. José Carlos Coelli, dentista voluntário com mais de 16 anos de experiência no tratamento de pacientes com fissura labiopalatina, ministrou um curso prático com estudos de caso para outros profissionais. Já a fonoaudióloga Ana Carolina Xavier realizou um workshop com nove fonoaudiólogas da região sobre “Avaliação e tratamento da fissura labiopalatina”. E a assistente social Jacirema Bentes palestrou sobre “O papel do Serviço Social na reabilitação da pessoa com fissura labiopalatina” para 15 profissionais da região, entre eles assistentes sociais e enfermeiros que trabalham diretamente com o TFD (Tratamento Fora do Domicílio) nos respectivos municípios. Um time de 60 voluntários do Brasil e de 6 outros países participaram da missão.

“No 13º ano consecutivo de parceria com a Operação Sorriso, com muita alegria, mudamos completamente a rotina do Hospital e disponibilizamos 40 leitos, quatro salas de cirurgia e de apoio, exclusivamente para o mutirão de cirurgias que muda a vida de tantas pessoas”, destaca Kalebe de Souza Silva, diretor do Hospital e Maternidade Sagrada Família.

Parcerias são fundamentais para que o trabalho seja realizado com sucesso. A Operação Sorriso é patrocinada por empresas como Associação CitiEsperança, Azul Linhas Aéreas, Johnson&Johnson, White Martins, Abbvie, Alfacomputer, Aumund, BBraun, Bradesco Seguros, Coelho e Morello Advogados, Comerc, Comunicare Consultoria de Comunicação, Cristália, Day Pharma, DHL, Eu amo Papelão, F/Nazca Saatchi&Saatchi, Hasbro, Icatu Seguros, Infobip, Kinoplex, Mindray, LDS Church, Mundotraduz, Paris Filmes, Pepsico, Rastru, Rei do Malote, Schivartche Advogados, Seteco, Temasek, UPS, Way Models e Approach Comunicação.

Localmente, a Operação Sorriso conta com o apoio do Albergue Pe. João Mors, Hospital e Maternidade Sagrada Família, Ministério Público do Pará, Secretaria Estadual de Saúde de Pará, Secretaria Municipal de Educação (SEMEI), Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA), 8o BEC - Batalhão de Engenharia e Construção, Associação Pró-Sorriso, Centro de Referência de Saúde da Criança, Distribuidora Tapajós, Empresa Ouro e Prata, Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), Hospital Municipal de Santarém, Laboratório Celso Matos, Loja Maçônica Acácia do Amazonas No. 2567, Loja Simbólica Firmeza e Harmonia Santarena, Manas - Instituto Mãos Amigas na Ação Social, MCC - Movimento de Cursilhos de Cristandade, OSCA Santarém - Associação Acadêmica da Operação Sorriso, Ordem Demolay, Panificadora Galucio e Universidade do Estado do Pará (UEPA).

A Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), Marinha do Brasil, Projeto Genoma e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) também são parceiros da organização. Veja a lista completa no site operacaosorriso.org.br.

Sobre a Operação Sorriso

A Operação Sorriso é uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar exclusivamente pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em 35 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 270 mil crianças pelo mundo.

No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 100 mil exames e avaliações especializadas e 5,4 mil cirurgias em doze estados brasileiros, tudo de forma gratuita à população.

Para ajudar

Quem quiser ajudar pode fazer doações em dinheiro (que facilitam compras em grande quantidade): www.operacaosorriso.org.br/index.php/get-involved/doacao-financeira/

Doações para Operação Sorriso podem ser feitas direto em conta:

Associação Operação Sorriso do Brasil

CNPJ: 08.691.563/0001-85

Banco Itaú – 341

Ag: 8729 C/C: 23082-4

Comunicar depósito através do e-mail contato@operationsmile.org

Os relatórios financeiros estão disponíveis no site (www.operacaosorriso.org.br/index.php/operacao-sorrisoquem-somos/financeiro/)

As empresas também podem apoiar a Operação Sorriso com recursos financeiros, humanos ou contribuições em espécie ou através de parcerias corporativas.

“Toda criança que nasce com deformidade facial é nossa responsabilidade. Se nós não cuidarmos dessa criança, não há nenhuma garantia de que outra pessoa o fará.”

- Kathy Magee, cofundadora e presidente da Operação Sorriso