Colaboradores da Johnson&Johnson arrecadam recursos para 112 cirurgias durante a “Semana do Sorriso” 2018

Resultado foi fruto das doações voluntárias dos funcionários da multinacional

semana-sorriso-2018_a.jpg

A “Semana do Sorriso”, organizada pela Johnson&Johnson, teve um resultado espetacular em sua 4ª edição! A ação consiste em uma semana repleta de atividades especiais aos colaboradores da multinacional, com o objetivo de arrecadar fundos para custear as cirurgias corretivas dos pacientes da Operação Sorriso e trazer mais visibilidade à parceria entre a Johnson&Johnson e a ONG.

A parceria entre a multinacional e a Operação Sorriso existe globalmente há mais de 30 anos e inclui, além dessas ações de arrecadação, a doação de todas as suturas utilizadas nas cirurgias da ONG pelo mundo todo. A “Semana do Sorriso” foi concebida para aumentar o engajamento dos colaboradores da multinacional no apoio ao trabalho da organização.

Esse ano, a “Semana do Sorriso” foi dividida em 2 fases por causa da Copa do Mundo. A primeira parte aconteceu entre 25 e 29 de junho, no escritório de São Paulo, onde trabalham pouco mais de mil pessoas.

No dia 25, foi inaugurada, na entrada do refeitório da empresa, uma exposição de fotos das missões humanitárias. Muitos colaboradores se emocionaram com as imagens dos pacientes antes e depois das cirurgias, e dos voluntários em ação.

No dia seguinte, aconteceu o almoço especial com o chef Lorenzo Ravioli, de 17 anos, vencedor do 1º Masterchef Junior. Ele ajudou a preparar e servir mais de 300 pratos aos colaboradores da empresa - um delicioso fettuccine alla carbonara e spinaci – além de distribuir sorrisos e tirar fotos com os fãs.

Na 4ª-feira não houve atividades por causa do jogo do Brasil na Copa.

O dia 28 foi o “Listerine Day”. Nessa data aconteceu o lançamento interno da nova linha Listerine Tartar Control Zero Álcool. Os colaboradores que doaram nesse dia ganharam uma garrafa de Listerine com o rótulo personalizado e um copinho dosador exclusivo.

E o mural de fotos ficou exposto até o final do expediente do dia 29, quando foi desmontado e enviado para a fábrica, onde aconteceu a segunda fase da “Semana do Sorriso”. 

semana-sorriso-2018_b.jpg

Para dar suporte visual às atividades, os elevadores do prédio foram adesivados com fotos dos pacientes operados pela ONG e as TVs internas passaram comunicados a respeito das ações.

A outra fase da “Semana do Sorriso” foi entre 16 e 20 de julho, na fábrica da Johnson&Johnson, em São José dos Campos (SP), onde trabalham cerca de 5 mil colaboradores em 3 turnos (manhã, tarde e noite/madrugada).

No dia 16, foi inaugurada a exposição de fotos das missões na saída do refeitório, que ficou disponível até 20/07. Muitos colaboradores que ainda não conheciam o trabalho da Operação Sorriso foram impactados pelas tocantes imagens. 

Entre os dias 16 e 19, o caricaturista Juca, de Jacareí, ficou na saída do refeitório fazendo desenhos dos colaboradores com um sorrisão. Ele trabalhou por 2 horas diárias, cada dia em um turno diferente.

E, para completar, no dia 20 os funcionários se divertiram tirando fotos com um acessório super inusitado: uma coleção de plaquinhas com caretas.

semana-sorriso-2018_c.jpg

Todos os colaboradores que fizeram a doação na fábrica concorreram a 3 prêmios no Hotel Novotel São José dos Campos: uma feijoada para o casal, um café da manhã para o casal e uma diária para o casal. E ainda foi sorteada uma camiseta autografada pelo técnico de vôlei Bernardinho.

Como fruto das ações, foi possível arrecadar o valor equivalente a 112 cirurgias. “Pelo resultado incrível, a gente vê que o alcance da ação foi ampliado esse ano e agora já mobiliza a maioria dos colaboradores da Johnson&Johnson - tanto da fábrica quanto do escritório de São Paulo - com o objetivo único de oferecer um futuro melhor para tantas crianças nascidas com fissura labiopalatina e que, se não fosse pelas missões da Operação Sorriso, dificilmente seriam operadas. Gostaríamos de agradecer imensamente o empenho de cada um que doou seu tempo e seus recursos para que tivéssemos uma ação tão bem-sucedida,” afirmou Patricia Olivieri, Coordenadora de Captação de Recursos da Operação Sorriso.

Para celebrar o sucesso da “Semana do Sorriso” 2018, a Operação Sorriso sorteará 2 viagens para uma missão humanitária (incluindo passagem aérea, hospedagem e alimentação) entre todos os voluntários da Johnson&Johnson que ajudaram nas atividades, de modo a agradecer a dedicação deles à causa.

“Toda criança que nasce com deformidade facial é nossa responsabilidade. Se nós não cuidarmos dessa criança, não há nenhuma garantia de que outra pessoa o fará.”

- Kathy Magee, cofundadora e presidente da Operação Sorriso