Sete voluntários brasileiros participam da conferência “NEXT 2018”, na matriz da Operação Sorriso, nos EUA

Evento reuniu aproximadamente 300 profissionais da área médica de mais de 30 países

conferencia-next-2018_b.jpg

Entre os dias 9 e 11 de maio aconteceu o “NEXT 2018: Innovations in Cleft Care and Global Surgery” (NEXT 2018: Inovações no Tratamento de Fissuras e Cirurgia Global, em tradução livre), no Sheraton Waterside Hotel em Norfolk, no estado da Virgínia (EUA).

O evento reuniu mais de 300 profissionais, residentes e outros líderes da área médica do mundo inteiro, entre os quais 7 voluntários brasileiros. Eles assistiram a palestras sobre inovações em nutrição para melhorar a saúde do paciente e estratégias de mapeamento de pacientes, além de terem participado de uma competição de inovações, com foco no avanço das capacidades cirúrgicas.

Os participantes aprederam também como treinar a próxima geração de profissionais médicos, de modo a garantir que mais pessoas tenham acesso a cirurgias seguras. “Queremos garantir que nenhuma criança tenha que viver com uma deformidade facial corrigível. E ao dar um ótimo tratamento às crianças nascidas com deformidades faciais, ajudamos a aprimorar toda a infraestrutura cirúrgica naquele ambiente hospitalar. Uma maneira de ajudar a alcançar esse objetivo é reunir as lideranças médicas de agora e do futuro da organização para compartilhar conhecimentos, habilidades e técnicas. É a próxima geração que vai continuar esse movimento para garantir o acesso a cuidados cirúrgicos para todos ao redor do mundo”, disse o Dr. Bill Magee, co-fundador e CEO da Operação Sorriso.

O Brasil foi representado pelos seguintes profissionais ligados às áreas de cirurgia plástica, anestesiologia e pediatria:

  • Dr. Gabriel Duarte Santos Basílio de Souza – Cirurgião Plástico
  • Dra. Giselle Lopes Pereira – Pediatra
  • Dr. Hugo Leonardo de Resende Rodrigues – Cirurgião Plástico
  • Dr. Mauricio Pires Ferreira Magalhães – Anestesista
  • Dr. João Francisco Volpe Jr. – Residente de Anestesia
  • Dra. Mariana Caetano Barreto – Residente de Cirurgia Plástica
  • Dra. Tainá Magalhães de Oliveira Bertollo – Residente de Cirurgia Plástica

Segundo o Dr. Hugo Rodrigues, os aprendizados da conferência NEXT 2018 não se resumem apenas às questões técnicas de cada especialidade. “É sempre uma experiência emocionante conhecer e estar junto de tantas pessoas que se dedicam ao voluntariado”, destacou. “Voltamos diferentes, mais engajados e cientes do importante papel que cada um realiza. Trabalho em equipe é fundamental e todos somos peças importantes dessa engrenagem. Entendemos que pequenas ações podem levar a grandes mudanças, mas que para isso é necessário agir! Ainda temos muito o que fazer para continuar distribuindo sorrisos pelo mundo.”

  

“Toda criança que nasce com deformidade facial é nossa responsabilidade. Se nós não cuidarmos dessa criança, não há nenhuma garantia de que outra pessoa o fará.”

- Kathy Magee, cofundadora e presidente da Operação Sorriso