Operação Sorriso retorna a Porto Velho para novo mutirão de cirurgias gratuitas em pacientes com fissura labiopalatina

Seleção de pacientes acontecerá dia 12 de fevereiro; Cirurgias estão marcadas para o período de 14 a 17 do mesmo mês; Operados em 2016 têm direito a retorno médico.

pvh1.jpg

A Operação Sorriso (OS) estará pela quarta vez na capital de Rondônia para a realização de mais cirurgias de correção de lábio leporino e fenda palatina a partir do dia 12 de fevereiro. A missão humanitária deve realizar cerca de 60 cirurgias entre os dias 14 e 17 do próximo mês.

Durante os programas anteriores (2014, 2015 e 2016) foram realizadas mais de 2.900 consultas gratuitas e 200 procedimentos cirúrgicos. Nesses três anos, mais de 300 pessoas foram atendidas e 210, operadas.

O apoio local já fez com que a missão desse ano contabilizasse quase 60 pacientes cadastrados para a triagem, faltando semanas para o início do mutirão de cirurgias. “Estamos comemorando e muito agradecidos a todos que contribuíram com doações, viabilizando essa missão. Houve uma mobilização muito grande dos agentes de saúde e da população, adiantando o cadastro de pacientes de todo o estado. Esse esforço é fundamental para planejarmos os atendimentos não só pela Operação Sorriso, mas também pelos profissionais locais que serão treinados para darem seguimento ao tratamento continuado”, explica Ana Stabel, diretora executiva da Operação Sorriso.

Como participar

Para participar da triagem, basta comparecer à seleção no dia 12, no Hospital Santa Marcelina, levando documentos de identificação do paciente e também do responsável (caso o paciente seja menor de idade). Pacientes e mais um familiar que residam fora de Porto Velho poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção. Nesse caso, a Operação Sorriso também oferecerá transporte do local da hospedagem à instituição de saúde, além de alimentação sem custo.

Após a triagem, os pacientes selecionados passarão por procedimentos com os voluntários da Operação Sorriso no Hospital Santa Marcelina, entre 14 e 17 de fevereiro.

Parcerias são fundamentais para que o trabalho seja realizado com sucesso. A Operação Sorriso é patrocinada por empresas como Azul Linhas Aéreas, Johnson&Johnson, White Martins, Abbvie, Alfacomputer, Aumund, Bbraun, Bradesco Seguros, Associação Citi Esperança, Comerc, Comunicare Consultoria de Comunicação, Cristália, Day Pharma, DHL, F/Nazca S&S, Hasbro, Icatu Seguros, Infobip, Kinoplex, LDS Church, Mundotraduz, Paris Filmes, Pepsico, Rastru, Rei do Malote, Rotary Club - Chácara Flora, Seteco, Schivartche Advogados, Way Models, Voltália, BNDES, Copel e Approach Comunicação.

A Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), Projeto Genoma, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Secretaria de Estado da Saúde/Sesau e Hospital Santa Marcelina também são parceiros da organização. Veja a lista completa no site www.operacaosorriso.org.br.

Programa educacional

A Operação Sorriso oferecerá também cursos educacionais com foco em fissura labiopalatina a estudantes e profissionais de fonoaudiologia e odontologia de todo o estado. Essa iniciativa é parte da capacitação oferecida pela organização para o início dos trabalhos de atendimento continuado aos pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

A palestra de odontologia será ministrada pelo Dr. Carlos Bezerra de Menezes e abordará o tema “Cuidados odontológicos necessários ao paciente fissurado: da maternidade à dentição permanente”.

A aula de fonoaudiologia será dada pela fga. Daniela Barbosa e tratará sobre “Oficina de avaliação e terapia da fala; Práticas na avaliação da função velofaríngea; Identificação das articulações compensatórias e obrigatórias da fala; e Terapia fonoaudiológica em fissura”.

Ambos acontecerão no Rondon Palace Hotel (Av. Gov. Jorge Teixeira, 491), no dia 13 de fevereiro. O de odontologia será das 8h às 11h e o de fonoaudiologia, das 8h às 12h.

A entrada é gratuita, mas a organização pede que cada participante contribua com 2 pacotes de leite em pó, que serão doados ao abrigo. A pré-inscrição pode ser feita pelo link goo.gl/forms/TXb0E8zOOZXP3yil2

 

SERVIÇO

Programa Humanitário de Porto Velho (RO)

Seleção dos pacientes

12 de fevereiro de 2018, a partir das 8h

Local: Hospital Santa Marcelina – Rodovia BR 364, km 17 – Zona Rural / Porto Velho.

Cirurgias

Dias: 14 a 17 de fevereiro de 2018

Local: Hospital Santa Marcelina – Rodovia BR 364, km 17 – Zona Rural / Porto Velho.

Informações: (69) 98115-8790, (69) 98112-7846 e (69) 3218-2200.

 

Sobre a Operação Sorriso

A Operação Sorriso é a maior organização médica voluntária do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar exclusivamente a pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em 35 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 240 mil crianças pelo mundo.

No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 100 mil exames e avaliações especializadas e mais de 5,2 mil cirurgias em doze estados brasileiros.

Só em 2017, a organização realizou mais de 3,6 mil avaliações médicas e ultrapassou o número de 170 cirurgias. Tudo gratuitamente, devolvendo a dignidade, funcionalidade e autoestima para milhares de pacientes.

 

Para ajudar

Quem quiser ajudar pode fazer doações em dinheiro (que facilitam compras em grande quantidade): http://www.operacaosorriso.org.br/index.php/get-involved/doacao-financeira/

Doações para Operação Sorriso podem ser feitas direto em conta:

Associação Operação Sorriso do Brasil

CNPJ: 08.691.563/0001-85

Banco Itaú – 341

Ag: 8729 C/C: 23082-4

Comunicar depósito através do e-mail: contato@operationsmile.org

Relatórios financeiros disponíveis no site.

As empresas também podem apoiar a Operação Sorriso com recursos financeiros, humanos ou contribuições em espécie ou através de parcerias corporativas.

“Toda criança que nasce com deformidade facial é nossa responsabilidade. Se nós não cuidarmos dessa criança, não há nenhuma garantia de que outra pessoa o fará.”

- Kathy Magee, cofundadora e presidente da Operação Sorriso