OPERAÇÃO SORRISO COMPLETA TRATAMENTO DE PACIENTES COM ENXERTO ÓSSEO E 58 CIRURGIAS EM FORTALEZA

Paralelamente à missão, a ONG organizou cursos gratuitos voltados para estudantes e profissionais de fonoaudiologia e odontologia

2.jpg

A Operação Sorriso (OS) voltou à Fortaleza (CE) na última semana, pela 22ª vez, quando 21 pacientes realizaram as primeiras cirurgias com enxerto ósseo da ONG no Brasil. De 28 de outubro a 02 de novembro, 58 pessoas foram operadas pela equipe de voluntários, que fez mais de 80 procedimentos cirúrgicos ao longo da missão.

No ano em que completa 20 anos de atuação no Brasil, a Operação Sorriso realizou 1305 consultas médicas gratuitas e somou 145 pacientes triados que buscavam o tratamento cirúrgico da fissura labiopalatina na capital do Ceará.

“Acreditamos na reabilitação integral do paciente e Fortaleza é a prova disso. Em parceria com o Hospital Albert Sabin e a Associação Beija-Flor, que após nossas cirurgias cuidaram dos pacientes oferecendo o tratamento continuado, concretizamos aqui a etapa final do processo com a enxertia óssea”, comemora Ana Stabel, diretora executiva da Operação Sorriso.

Paralelamente à missão, a OS organizou cursos gratuitos voltados para estudantes e profissionais de fonoaudiologia e odontologia. Esses eventos integram o principal planejamento estratégico da Operação Sorriso no Brasil. Para atingir seu objetivo de erradicar a fissura labiopalatina nos estados onde atua, a ONG busca ir além do atendimento e cirurgias. O investimento no treinamento de voluntários e profissionais interessados pela causa tem como foco capacitá-los para oferecer o melhor tratamento possível em suas comunidades e fazer com que a população dependa cada vez menos das missões humanitárias da Operação Sorriso.

“O trabalho conjunto, a troca de experiências entre nossos voluntários e os profissionais locais só nos fortaleceram nesses 20 anos e beneficiaram os pacientes que entraram no programa bebês e completam o tratamento com sucesso, tendo uma nova vida sem preconceitos, com coragem e alegria para enfrentar os próximos 20 anos que virão”, completa Ana Stabel.

O retorno à Fortaleza aconteceu graças ao grande apoio das empresas Azul Linhas Aéreas, Johnson&Johnson, White Martins, Abbvie, Alfacomputer, Approach Comunicação Aumund, Bbraun, Bradesco Seguros, Citi, Associação Citi Esperança, Comerc, Comunicare Consultoria de Comunicação, Cristália, Day Pharma, Eu amo papelão, F/Nazca S&S, Hasbro, Icatu Seguros, Infobip, LDS Church, Mundotraduz, Pepsico, Rastru, Rei do Malote, Repsol Sinopec Brasil, Rotary Club - Chácara Flora, Seteco, Schivartche Advogados, The British School e Way Models.

A Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), Projeto Genoma, Marinha do Brasil, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Governo do Estado do Ceará - Secretaria de Saúde, Hospital Infantil Albert Sabin, Associação Beija-Flor/Funface e Lar Amigos de Jesus também são parceiros institucionais da organização. Veja a lista completa no site www.operacaosorriso.org.br

Sobre a Operação Sorriso

A Operação Sorriso é a maior organização médica voluntária do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar exclusivamente a pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em quase 35 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 240 mil crianças pelo mundo.

No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 99 mil exames e avaliações especializadas e mais de 5,2 mil cirurgias em doze estados brasileiros.

Só em 2016, a organização realizou mais de 4,3 mil avaliações médicas e ultrapassou o número de 370 cirurgias. Tudo gratuitamente, devolvendo a dignidade, funcionalidade e autoestima para milhares de pacientes.

Para ajudar

Quem quiser ajudar pode fazer doações em dinheiro (que facilitam compras em grande quantidade): http://www.operacaosorriso.org.br/index.php/get-involved/doacao-financeira/

Doações para Operação Sorriso podem ser feitas direto em conta:

Associação Operação Sorriso do Brasil

CNPJ: 08.691.563/0001-85

Banco Itaú – 341

Ag: 8729 C/C: 23082-4

Comunicar depósito através do e-mail: contato@operationsmile.org

Relatórios financeiros disponíveis no site (http://www.operacaosorriso.org.br/index.php/operacao-sorrisoquem-somos/financeiro/)

As empresas também podem apoiar a Operação Sorriso com recursos financeiros, humanos ou contribuições em espécie ou através de parcerias corporativas.

“Toda criança que nasce com deformidade facial é nossa responsabilidade. Se nós não cuidarmos dessa criança, não há nenhuma garantia de que outra pessoa o fará.”

- Kathy Magee, cofundadora e presidente da Operação Sorriso