CRIANÇAS OPERADAS NO RIO EM 2011 VOLTAM 6 MESES DEPOIS PARA REVISÃO
As crianças e adultos operados no programa humanitário da Operação Sorriso, no Rio de Janeiro, em 2011, voltaram hoje ao Centro de Tratamento de Anomalias Craniofacionais (CTAC) para fazer a revisão de 6 meses da cirurgia.
Além de serem avaliadas pelos cirurgiões, tirarem as dúvidas e verificarem a necessidade ou não de uma segunda cirurgia continuando o tratamento, todas passaram por avaliação odontológica, fonoaudiológica e tiraram a fotografia clínica que permite acompanhar o caso melhor.
O programa de hoje foi a segunda avaliação pós-operatório recebido pelos pacientes operados pela OSB em 2011. Pois, segundo os protocolos da organização, todo paciente recebe em um ano no mínimo 03 avaliações pós-operatórias. Sendo a primeira uma semana após a cirurgia; a segunda realizada 6 meses após o ato cirúrgico; e a terceira um ano depois.
Além de serem avaliados pelos cirurgiões, visando a boa recuperação cirúrgica, os pacientes tiram dúvidas e verificam se será necessário mais algum procedimento cirúrgico. Durante o programa pós-operatório os pacientes também recebem avaliação odontológica e fonoaudiológica. Na última estação, são coletadas imagens clínicas que ajudarão na avaliação de longo prazo do paciente e auxiliarão nos estudos de aprimoramento de técnicas de cirúrgicas
As que foram diagnosticadas com necessidade de tratamentos complementares, já saíram agendadas para voltar ao CTAC, onde recebem gratuitamente o tratamento de fono, odonto e demais especialidades necessárias.
Compareceram cerca de 50 pacientes. Aos pacientes, que por algum motivo não puderam comparecer na revisão de hoje, será dada outra oportunidade, agendando direto no CTAC ou aguardando a data que será informada às famílias via telefone.
![]() |
![]() |
Recebe análise odontológica e agenda consulta caso necessário |
Paciente passa por revisão dos cirurgiões |
![]() |
![]() |
Faz gravação de voz para acompanhamento fonoaudiológico | Registra o andamento do tratamento em imagem clínica |