OPERAÇÃO SORRISO REALIZA 77 CIRURGIAS GRATUITAS EM MACEIÓ

Encerramos hoje o Programa Humanitário de Maceió, devolvendo o sorriso a 50 pessoas, através de 77 procedimentos cirúrgicos gratuitos e oferecendo mais de 1395 consultas especializadas gratuitas.

Transformação realizada por cerca de 44 voluntários cadastrados da Operação Sorriso e mais de 30 voluntários locais, além da parceria e apoio fundamentais da Secretaria de Saúde de Alagoas, Santa Casa de Misericórdia, Rede Feminina, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-maxilo-facial (ABCCMF), Ministério Público do Estado de Alagoas, Limpel, Colgate-Palmolive, ETHICON Johnson & Johnson, F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI, Bionexo, CEAL.

Juntos, pudemos transformar a vida da Ingrid, de 1aninho, filha da Juliene e do José Aparecido. Eles moram em Aliança, no interior de Alagoas e trabalham como agricultures, plantando e colhendo, feijão, milho, mandioca.

Ingrid é filha única. Sua mãe não sabia o que era lábio leporino e muito menos imaginava que ela pudesse nascer com isso. Foi avisada pelo médico, que disse: "Mãe, sua filha é linda, mas ela tem uma pequena 'marca' na boca. Mas uma cirurgia basta para resolver isso."

Um pouco assustada de início, se informou e não teve medo: "Eu não tinha nenhum sentimento ruim sobre o problema dela. Há algumas mães que rejeitam os filhos e perguntam " por que isso aconteceu comigo?".

Eu estava triste, mas calma. Tinha como alento que minha filha não poderia ser trocada por outra criança na maternidade. Enfrentei dificuldades, claro. Ingrid não conseguia mamar como as outras crianças e não tínhamos dinheiro para comprar leite especial para bebês. Só tínhamos acesso ao leite de vaca normal."

E acrescenta: "Procurei por ajuda em 4 hospitais diferentes, mas não consegui. Fiquei sabendo da Operação Sorriso através de um cartaz que vi. Ser atendida por tantos médicos que cuidaram da minha filha foi maravilhoso, me ajudou muito. Era marinheira de primeira viagem. Sei que muitas pessoas olham para ela, algumas apenas por pena, outras curiosas, outras por repulsão. Agora isso vai acabar.”

OSB
Time de Maceió

“Toda criança que nasce com deformidade facial é nossa responsabilidade. Se nós não cuidarmos dessa criança, não há nenhuma garantia de que outra pessoa o fará.”

- Kathy Magee, cofundadora e presidente da Operação Sorriso