CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE LIDERANÇA ESTUDANTIL REÚNE MAIS DE 350 JOVENS QUE APOIAM A OPERAÇÃO SORRISO

Encontro realizado nos Estados Unidos uniu estudantes de 21 países, incluindo o Brasil

islc2019_2.jpg

A 28ª Conferência Internacional de Liderança Estudantil (ou ISLC – International Student Leadership Conference), que aconteceu entre os dias 15 e 21 de julho, na Universidade Wake Forest, em Winston-Salem (Carolina do Norte, EUA), reuniu mais de 350 jovens estudantes que são voluntários da Operação Sorriso.

“Esta é uma oportunidade para estudantes com os mesmos ideais se reunirem e trocarem ideias, ao mesmo tempo em que aprimoram suas habilidades de liderança”, afirmou Jennifer McKendree, Vice-Presidente Associada de Programas Estudantis da matriz Operation Smile. “Os participantes são membros ativos em seus clubes, onde realizam ações de conscientização da causa, além de ajudarem a arrecadar fundos para as missões humanitárias e atuarem como defensores de crianças que não têm acesso a cirurgias seguras,” completou.

Os participantes da conferência tinham entre 14 e 18 anos, e vieram de 21 países. O Brasil foi representado pela responsável pela área de clubes estudantis no país, Ana Leme.

Na segunda-feira, dia 15, as atividades tiveram início com a cerimônia de abertura e o desfile de bandeiras. O dia seguinte foi centrado em apresentações acerca de temas variados, com destaque para uma série de depoimentos sobre as funções exercidas pelos voluntários médicos durante uma missão humanitária. Houve ainda uma palestra de Danny Rosin, fundador do primeiro clube estudantil da Operação Sorriso nos Estados Unidos, em 1985. Quase 35 anos depois, existem mais de 900 clubes estudantis da Operação Sorriso espalhados pelo mundo.

Na quarta-feira, os estudantes se dividiram por região geográfica para apresentar as ações realizadas no ano anterior e discutir metas coletivas para o novo ano letivo. À noite, os jovens se divertiram e mostraram todos os seus dons artísticos no show de talentos.

O dia 18 teve atividades esportivas pela manhã e, à noite, um show com apresentações de música e dança para celebrar o trabalho realizado pelos estudantes. Já na sexta-feira, os grupos prepararam sacolas de doces para presentear pacientes, funcionários e voluntários do Centro Craniofacial da Universidade da Carolina do Norte. Depois, os jovens assistiram a um jogo de beisebol, válido pela Minor League. Os mais de 350 estudantes desfilaram pelo campo antes do jogo e o primeiro arremesso foi realizado por um aluno do Vietnã.

E no sábado, último dia de atividades, os grupos assistiram mais uma série de palestras pela manhã e à noite festejaram todas as alegrias vividas ao longo da semana na cerimônia de encerramento.

As próximas conferências dos clubes estudantis estão marcadas para 2020: em janeiro, os jovens latinos se reunirão no LEA (Latinoamérica en Acción), em Eje Cafetero, na Colômbia, e em julho, estudantes do mundo todo se reunirão novamente em Lima, no Peru.


“Toda criança que nasce com deformidade facial é nossa responsabilidade. Se nós não cuidarmos dessa criança, não há nenhuma garantia de que outra pessoa o fará.”

- Kathy Magee, cofundadora e presidente da Operação Sorriso