Porto Velho: Núcleo é referência para pacientes com fissura labiopalatina na região Norte

Unidade faz pré-triagem para cirurgias gratuitas organizadas pela Operação Sorriso

b.jpg

Com o apoio da Operação Sorriso (OS), uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, a capital de Rondônia se tornou o principal centro cirúrgico e de tratamento de pacientes com lábio leporino e fenda palatina da região Norte do país.

A ONG, que visitou a cidade cinco vezes nos últimos anos e retornará em dezembro para uma nova missão humanitária, teve papel decisivo para transformar Porto Velho em ponto focal de atuação da especialidade, através de um suporte ao Núcleo de Fissurados de Rondônia (NUFIS). Hoje, o NUFIS, que funciona de segunda à sexta, das 8h às 13h no Hospital de Base, supre a necessidade de centenas de pacientes da região que não precisam esperar a chegada da Operação Sorriso para ter um atendimento completo ou fazer as preparações pré-cirúrgicas, acompanhados por especialistas em fissura.

Em dezembro do ano passado, dos 138 pacientes que compareceram à triagem da missão cirúrgica da Operação Sorriso, 57 foram pré-triados pelo Núcleo. Ao todo, 58 cirurgias e quase de 1.000 consultas médicas gratuitas foram realizadas neste mesmo programa humanitário, número inédito da ONG em Porto Velho.

Estas marcas só foram possíveis devido à dedicação de voluntários como a enfermeira Maria José Micheletti, que atua no Núcleo de Fissurados de Rondônia. Além de dar suporte nas missões humanitárias, ela apoia o trabalho da ONG localmente durante todo o ano. “Sempre divulgamos a chegada da Operação Sorriso na cidade e em paralelo, fazemos um trabalho de atendimento contínuo com o objetivo de acolher e orientar os pacientes com fissura na região”, completa ela.

O trabalho de voluntários locais da Operação Sorriso faz toda a diferença para que a demanda seja atendida ao longo do ano. “Organizamos pré-triagens para as cirurgias complexas que são realizadas pela OS durante as missões. Nos casos mais simples, fazemos os procedimentos no Hospital Santa Marcelina, em convênio com a Secretaria de Estado da Saúde”, explica o Dr. Alexei Andrade, cirurgião plástico e voluntário da OS.

O reconhecimento da cidade como centro de referência da especialidade é fruto deste trabalho incansável. “A atuação permanente dos voluntários e especialistas locais é de extrema importância para a preparação das missões humanitárias e acompanhamento dos pacientes no pós-operatório”, destaca Charles Rosenburst, diretor executivo da Operação Sorriso.

O apoio dos patrocinadores é fundamental para que o trabalho seja realizado com sucesso. A Operação Sorriso é patrocinada por empresas como ESBR (Energia Sustentável do Brasil)/Usina de Jirau, Azul Linhas Aéreas, Johnson&Johnson, Abbvie, Alfacomputer, Approach Comunicação, Aumund, Cargill, Cesta Nobre, CitiEsperança, Coelho e Morello Advogados, Comerc, Comunicare Consultoria de Comunicação, Cristália, Day Pharma, F/Nazca Saatchi&Saatchi, Hasbro, Icatu Seguros, Infobip, LDS Church, Mindray, Mundotraduz, Rastru, Rei do Malote, Schivartche Advogados, Seteco, Silimed, Simplis, Temasek, UPS, Way Models e White Martins.

Localmente, a Operação Sorriso conta com o apoio do Hospital Santa Marcelina e da Secretaria de Estado da Saúde/Sesau. A Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), Marinha do Brasil, Projeto Genoma e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) também são parceiros da organização. Veja a lista completa no site operacaosorriso.org.br.

NUFIS - Núcleo de Fissurados de Rondônia
Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 13h
Telefone: (69) 98112-7846
Endereço: Rua Aparício Moraes esquina com a Av. Jorge Teixeira - Bairro Industrial - Porto Velho (RO) - Anexo ao Hospital Base Dr. Ary Pinheiro.

Sobre a Operação Sorriso
A Operação Sorriso é uma das maiores organizações médicas voluntária do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar exclusivamente pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em 37 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 288 mil crianças pelo mundo.
No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 100 mil exames e avaliações especializadas e 5,5 mil cirurgias em doze estados brasileiros, tudo de forma gratuita à população.

Para ajudar
Quem quiser contribuir, pode fazer doações em dinheiro pelo site
Ou realizar depósitos direto em conta:
Associação Operação Sorriso do Brasil
CNPJ: 08.691.563/0001-85
Banco Itaú (341)
Ag: 8729
C/C: 23082-4

Pedimos a gentileza de comunicar a realização do depósito para: contato@operationsmile.org
Os relatórios financeiros estão disponíveis no site 


“Toda criança que nasce com deformidade facial é nossa responsabilidade. Se nós não cuidarmos dessa criança, não há nenhuma garantia de que outra pessoa o fará.”

- Kathy Magee, cofundadora e presidente da Operação Sorriso