CLUBES ESTUDANTIS ABREM O SEGUNDO SEMESTRE COM AÇÕES EM VÁRIAS CIDADES

Atividades tiveram as missões humanitárias como foco; grupos também trabalharam em ações voltadas ao Dia das Crianças

3.jpg

As férias de julho fizeram com que os jovens que integram os clubes estudantis voltassem cheios de energia para o segundo semestre do ano, marcado pela realização de 3 missões em sequência: Santarém (PA) em outubro, Porto Velho (RO) em dezembro, e Mossoró (RN) em janeiro de 2020.

Por isso, a maioria das ações realizadas pelos grupos entre agosto e outubro teve como foco o apoio a missões, a arrecadação de fundos e a conscientização sobre a causa. Alguns estudantes também se mobilizaram para o Dia das Crianças.

Confira as atividades realizadas pelos grupos no período:

- Escola Suíça (São Paulo/SP)

Os jovens abriram o semestre com uma série de ações: além de ajudar na montagem das pastas dos prontuários médicos que serão usados na missão de Santarém, eles organizaram uma campanha de arrecadação de fórmula infantil no colégio. Com um mês de campanha, eles já tinham coletado 41 latas – totalizando 29,1kg – que serão entregues aos pacientes das missões humanitárias.

Paralelamente, também estão planejando uma grande ação de arrecadação de recursos no Bazar anual, que acontecerá em novembro.

5.jpg

- St. Francis College (São Paulo/SP)

Na última semana de agosto, os alunos se reuniram para ajudar a terminar a montagem dos prontuários médicos da missão de Santarém. O trabalho foi dividido em 4 dias e contou com o envolvimento de 8 alunos, que se revezaram nas várias etapas do processo. E no final de outubro, eles se voluntariaram para repetir a ação, dessa vez para a missão de Porto Velho.

4.jpg

- OSCA Santarém (Santarém/PA)

A primeira missão do segundo semestre foi em Santarém, entre 07 e 12 de outubro, e os estudantes da OSCA, como sempre, deram um apoio logístico fundamental em diversas tarefas ao longo da semana.

No dia da triagem, o grande grupo de voluntários (quase 100 pessoas!) ajudou na organização da fila de pacientes, no preenchimento de prontuários e na limpeza do espaço. Nos dias cirúrgicos, os estudantes deram um suporte importantíssimo com a organização da alimentação do time de voluntários, recreação e apoio aos pacientes, instrumentação no centro cirúrgico, entre outras atividades. Durante a missão, ainda aconteceu um jantar beneficente para a Operação Sorriso, que contou com o apoio dos jovens. E o trabalho não terminou com o fim da missão; no dia da consulta pós-operatória, o grupo apoiou a recepção e organização dos pacientes e, depois, com o despacho da carga para a missão de Porto Velho.

Muitos estudantes que têm o primeiro contato com o voluntariado por meio do clube, se tornam voluntários depois de formados. Por isso, a Operação Sorriso incentiva a participação de jovens desde cedo, de modo a fortalecer o espírito de união e a vontade de ajudar o próximo.

 1.jpg

- Sorriso Mandacaru (Mossoró/RN)

No dia 20 de outubro, os fisioterapeutas Wesley Castro e Wagneriano Castro realizaram o QuiroDay, com o apoio do clube estudantil. O evento aconteceu na Av. Rio Branco, uma das mais movimentadas de Mossoró, e consistiu na realização de atendimentos quiropráticos a preços populares. O grupo conseguiu arrecadar R$ 290 em 3 horas de trabalho e, com o sucesso da atividade, já está pensando em mais ações para realizar antes da missão.

2.jpg

- OSCA UFC (Fortaleza/CE)

No início do semestre letivo, o grupo fez uma apresentação sobre o clube para estudantes recém-ingressados na faculdade. Eles também colocaram uma caixa de arrecadação de produtos de higiene, roupas e brinquedos no Centro Acadêmico da universidade, que serão doados para os pacientes atendidos pela Associação Beija-Flor, uma entidade local que oferece tratamento gratuito para pessoas nascidas com lábio leporino e fenda palatina.

E no dia 10 de agosto, alguns voluntários da OSCA se reuniram na Praça Luiz Távora, ao lado do centro de artesanato de Fortaleza – um importante ponto turístico da cidade – para realizar uma ação de conscientização sobre a causa da fissura labiopalatina. A atividade foi feita em conjunto com a Associação Beija-Flor.  

6.jpg

- Sorria PVH (Porto Velho/RO)

Os jovens colocaram uma caixa para arrecadação de brinquedos na universidade. Eles foram distribuídos a crianças carentes em uma atividade no dia 10/10, em comemoração ao Dia das Crianças.

1.jpg

 



“Toda criança que nasce com deformidade facial é nossa responsabilidade. Se nós não cuidarmos dessa criança, não há nenhuma garantia de que outra pessoa o fará.”

- Kathy Magee, cofundadora e presidente da Operação Sorriso