Operação Sorriso realiza 52 cirurgias para correção de lábio leporino e fenda palatina em Mossoró (RN)

A ONG atendeu mais de 90 pessoas nos 6 dias de missão humanitária no Rio Grande do Norte

missao-mossoro-2019b.jpg

A Operação Sorriso (OS), uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, retornou a Mossoró pela 4ª vez, quando 52 pacientes foram operados, passando por 77 procedimentos cirúrgicos para correção de lábio leporino e fenda palatina.

De 14 a 19 de janeiro, 97 pessoas passaram pela triagem e atendimento médico e 873 consultas gratuitas foram realizadas. A seleção de pacientes aconteceu no Centro Clínico Prof. Vingt Un Rosado (antigo PAM do Bom Jardim) e as cirurgias, no Hospital Wilson Rosado. Pacientes operados na missão de 2018 também compareceram para realizar a consulta pós-operatória de 1 ano. O trabalho foi realizado por um time de 60 voluntários vindos de 6 países, que contou com o valioso apoio de aproximadamente 150 voluntários locais.

“Foi com muito orgulho que apoiamos mais uma missão da Operação Sorriso em Mossoró, uma região fundamental para a Voltalia no Brasil. Através dos nossos projetos de energia renovável e do subcrédito social do BNDES, é possível apoiar ações sociais como esta, que devolve o sorriso para milhares de pessoas”, afirma Robert Klein, CEO da Voltalia no Brasil.

Para José Carlos Gravina Calderari, Diretor Administrativo Financeiro do projeto SMG (parceria da Copel com a Voltalia), a missão da ONG é proporcionar melhores condições de saúde para a população local e está totalmente alinhada com as diretrizes da empresa.

Educacional

No dia 15, a UnP (Universidade Potiguar) recebeu uma palestra educacional multidisciplinar. Voluntários da ONG das áreas de genética, cirurgia plástica, anestesia, pediatria, fonoaudiologia, psicologia e enfermagem falaram para cerca de 50 alunos de diversos cursos. Além de mostrar como cada especialidade atua nas missões humanitárias da Operação Sorriso, eles também apresentaram como é realizado o tratamento a pacientes nascidos com fissura labiopalatina do ponto de vista de cada especialidade.

Exposição

Também no dia 15, à noite, a exposição fotográfica “Fendas – Depois das lágrimas, o sorriso” foi inaugurada no Memorial da Resistência, no centro de Mossoró. As imagens que compõem a mostra foram produzidas pela fotógrafa Laíne Paiva, voluntária da Operação Sorriso, como parte do seu trabalho de conclusão do curso de fotografia. Ela retratou a agricultora aposentada Maria do Socorro, de 69 anos, que fechou sua fenda labial em 2017, na segunda missão humanitária da Operação Sorriso na cidade. A exposição é gratuita e fica aberta ao público até o dia 31 de janeiro.

“Aproveitamos a abertura da exposição para celebrar também a renovação do contrato de apoio da Voltalia-Copel e BNDES à Operação Sorriso por mais um ano, ou seja, confirmamos que haverá mais um programa humanitário em Mossoró em 2020”, comemora Charles Rosenburst, diretor executivo da Operação Sorriso. “Esperamos também continuar contando com a inestimável contribuição dos nossos apoiadores locais – Hospital Wilson Rosado, Centro Clínico Prof. Vingt Um Rosado e Albem, que acolhem nossos pacientes de braços e coração abertos.”

O apoio de parceiros é fundamental para que o trabalho seja realizado com sucesso. Voltalia, BNDES, Copel, Azul Linhas Aéreas, Johnson&Johnson, Abbvie, Alfacomputer, Approach Comunicação, Aumund, Cesta Nobre, CitiEsperança, Coelho e Morello Advogados, Comerc, Comunicare Consultoria de Comunicação, Cristália, Day Pharma, F/Nazca Saatchi&Saatchi, Hasbro, Icatu Seguros, Infobip, LDS Church, Mindray, Mundotraduz, Rastru, Rei do Malote, Schivartche Advogados, Seteco, Silimed, Simplis, Temasek, UPS, Way Models e White Martins são outras apoiadoras da organização.

O Albem (Albergue de Mossoró), Centro Clínico Prof. Vingt Un Rosado, Hospital Wilson Rosado, Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal de Mossoró, Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), Projeto Genoma e Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) também são parceiros da organização. Veja a lista completa no site www.operacaosorriso.org.br.

Sobre a Operação Sorriso

A Operação Sorriso é uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar exclusivamente pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em 35 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 270 mil crianças pelo mundo.

No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 100 mil exames e avaliações especializadas e 5,5 mil cirurgias em doze estados brasileiros, tudo de forma gratuita à população.

 

Para ajudar

Quem quiser colaborar, pode fazer doações em dinheiro pelo site.

Ou direto em conta:

Associação Operação Sorriso do Brasil

CNPJ: 08.691.563/0001-85

Banco Itaú (341)

Ag: 8729

C/C: 23082-4

Por gentileza, comunique o depósito para contato@operationsmile.org

Os relatórios financeiros estão disponíveis no site

 

“Toda criança que nasce com deformidade facial é nossa responsabilidade. Se nós não cuidarmos dessa criança, não há nenhuma garantia de que outra pessoa o fará.”

- Kathy Magee, cofundadora e presidente da Operação Sorriso