OPERAÇÃO SORRISO OFERECE CURSO DE BLS (SUPORTE BÁSICO À VIDA) PARA ENFERMEIROS VOLUNTÁRIOS

Treinamento gratuito para 35 voluntários aconteceu no dia 29 de julho, em Santo André (SP), e faz parte da agenda de cursos oferecidos pela ONG para qualificar os profissionais que atuam nas missões humanitárias

Recorte_foto-horizontal-para-noticia.jpg

Como parte de seu compromisso de sempre investir na educação e treinamento dos voluntários que atuam nas missões humanitárias, a Operação Sorriso realizou um curso gratuito de BLS (Basic Life Support ou Suporte Básico à Vida, em português) para 35 enfermeiros, em Santo André (SP), no último dia 29.

O treinamento aconteceu no IPATRE, empresa parceira da Operação Sorriso na realização de cursos e tem certificação oficial da American Heart Association (AHA).

O curso de BLS é fundamental para ajudar a salvar vidas no caso de uma parada cardiorrespiratória. Os alunos aprendem a reconhecer os sinais de alguém que necessita de ressuscitação cardiopulmonar e praticam as técnicas para atender vítimas de todas as idades.

O treino foi dividido nos seguintes módulos:

- Suporte Básico à Vida para adultos

- Desfibrilador Externo Automático (DEA) para adultos e crianças de 8 anos de idade e acima

- Dinâmica de equipe

- BLS para lactentes e crianças

- DEA para lactentes e crianças abaixo de 8 anos de idade

- Técnicas de ventilação

- Emergências potencialmente fatais associadas a opioides

- Desobstrução do engasgo em adultos, crianças e lactentes

De acordo com Ana Stabel, diretora executiva da Operação Sorriso, a capacitação dos voluntários é fundamental para potencializar o sucesso do tratamento prestado aos pacientes durante as missões humanitárias, além de ser um importante ativo para suas carreiras e empregos. “A Operação Sorriso se preocupa em oferecer esses cursos aos voluntários, porque a segurança dos pacientes está sempre no topo das prioridades para nós. E trabalhamos com mais tranquilidade ao saber que contamos com profissionais de saúde capacitados e atualizados em relação aos protocolos de emergência”, declara.

“Toda criança que nasce com deformidade facial é nossa responsabilidade. Se nós não cuidarmos dessa criança, não há nenhuma garantia de que outra pessoa o fará.”

- Kathy Magee, cofundadora e presidente da Operação Sorriso