RESIDENTES BRASILEIROS PARTICIPAM DA CONFERÊNCIA MÉDICA NEXT, NAS FILIPINAS

Evento aconteceu entre os dias 13 e 15 de julho, em Manila, e tem como objetivo educar e capacitar a próxima geração de profissionais médicos

Recorte_foto-horizontal-para-noticia.jpg

Residentes de medicina do mundo inteiro e as principais autoridades médicas que lideram os programas médicos da Operação Sorriso na Ásia se reuniram no Centro Médico St. Luke, em Manila (Filipinas), entre os dias 13 e 15 de julho, para a Conferência NEXT Asia 2017: Where Medical Innovation Meets Human Inspiration (“Onde a inovação médica encontra a inspiração humana”).  

Ao longo de 3 dias foram realizadas palestras, oficinas e treinamentos especializados, com ênfase em cirurgia plástica, anestesia, enfermagem, fonoaudiologia e odontologia, para educar e capacitar a próxima geração de profissionais médicos.

Dentre os mais de 400 participantes de 27 países havia voluntários médicos, bem como representantes do Regan Resident Leadership Program (“Programa de Liderança de Residência Médica Regan”) da Operação Sorriso.

Três residentes médicos brasileiros, que também são voluntários da Operação Sorriso, participaram do encontro: Dr. Alexei Andrade (cirurgia plástica), Dra. Gabriela Louzada Schmith (pediatria) e Dr. Hugo Van Tol de Aguiar (anestesiologia).

“Além de me proporcionar ensinamento teórico sobre o tratamento multidisciplinar do paciente fissurado, a conferência NEXT também acendeu uma nova chama em minha vida, me motivando a prosseguir neste caminho do voluntariado. Me emocionei ao ouvir do Dr. Bill Magee sobre suas experiências de vida e seu discurso inspirador. Agradeço à Operação Sorriso pela oportunidade de aprender e pela troca de experiências com profissionais de todo mundo com esse objetivo em comum de ajudar o próximo!”, declarou Alexei.

A conferência NEXT acontece anualmente desde 2014 e reúne líderes médicos, voluntários e empresários para explorar a lacuna no atendimento cirúrgico global e colaborar com maneiras de superar as barreiras aos cuidados. “O NEXT é um programa crucial porque, mesmo após 35 anos, a necessidade do nosso trabalho ainda supera a capacidade de tratar os pacientes que aguardam pela cirurgia. A Operação Sorriso não vai parar até que curemos todas as crianças com fissura”, disse Kathy Magee, cofundadora e presidente da Operação Sorriso.

Programas como o NEXT e o Regan Resident Leadership Program ajudam a desenvolver habilidades em cuidados cirúrgicos e fortalecer os sistemas de saúde.

Entre os palestrantes do evento, havia profissionais de renome mundial, como o Dr. Bill Magee, cirurgião plástico, cofundador e CEO da Operação Sorriso, Dr. Kenneth Salyer, cirurgião craniofacial e fundador da World Craniofacial Foundation, Dr. Brian Sommerlad, cirurgião plástico e consultor honorário do Great Ormond Street Hospital for Children de Londres, e o Dr. Pedro Sanchez, geneticista e professor assistente de patologia clínica do USC Keck School of Medicine e médico geneticista no Centro de Medicina Personalizada do Children's Hospital de Los Angeles.

“Toda criança que nasce com deformidade facial é nossa responsabilidade. Se nós não cuidarmos dessa criança, não há nenhuma garantia de que outra pessoa o fará.”

- Kathy Magee, cofundadora e presidente da Operação Sorriso